
O contacto com a Natureza como forma de educar as crianças, os adolescentes e os jovens é uma característica do escutismo e um dos elementos fundamentais do método escutista. Pelo valor pedagógico que contém, como espaço privilegiado para o jogo escutista, como espaço de desenvolvimento de instintos, capacidades e da consciência crítica, como oportunidade de crescimento, como materialização, visível, da obra do Criador, interessa, por isso, retirar dele todo o benefício.
De facto, para um escuteiro, o contacto com a Natureza é condição imprescindível para um crescimento pessoal e coletivo. Neste sentido, é importante que a criança, o adolescente e o jovem cresçam sentindo-se parte integrante da Natureza.
Não podemos, obviamente, cingir o contacto com a Natureza ao acampamento educativo. Porém este é, por excelência, e desde as origens, uma atividade fundamental na missão educativa do Escutismo, pois permite pôr em evidência e ação, de uma forma única, todos os elementos pedagógicos constituintes do método escutista.
“Há quem fale na rudeza do acampamento. Sim, o “pata-tenra” pode achá-lo rude e incómodo. Mas para um velho explorador não tem rudeza nenhuma, porque sabe olhar por si e conseguir comodidades. Se não tiver tenda, não se senta a tremer e a resmungar, mas desata a construir um abrigo ou uma cabana, em sítio onde não seja provável ficar inundado, em caso de grande aguaceiro. Depois acende uma fogueira e fabrica um enxergão fofo com fetos ou palha.
O explorador veterano é fértil em recursos e não há dificuldade ou privação que não remedeie.”
Baden-Powell, em “Escutismo para Rapazes”
Finalidades da Insígnia
- Reavivar, junto das crianças e jovens, o gosto pela técnica escutista, pela habilidade manual e pela vida na natureza;
- Promover o acampamento educativo escutista, como espaço privilegiado para a aplicação do método;
- Criar oportunidades educativas, na área da vida em campo, para validação dos Trilhos/Objetivos educativos.

A insígnia e como conquistá-la
A insígnia da vida em campo é composta por 10 áreas – Tendas e abrigos, Ferramentas, Socorrismo, Fogo, Pioneirismo, Costura e Encadernação, Cozinhar em campo, Natureza, Orientação e Energias limpas – e dividida em dois níveis – básico e avançado.
Para conquistar o nível básico da insígnia é necessário:
I secção – realizar 2 requisitos em cada área
II secção – realizar 3 requisitos em cada área
III secção – realizar 3 requisitos em cada área
IV secção – realizar 3 requisitos em cada área
Para alcançar o nível avançado da insígnia é necessário:
I secção – realizar 2 requisitos em cada área
II secção – realizar 3 requisitos em cada área
III secção – realizar 3 requisitos em cada área
IV secção – realizar 15 requisitos, aconselhando a realização de pelo menos 1 de cada área
Para o elemento conquistar o nível avançado, deverá ter realizado previamente o nível básico da insígnia.













