O contacto com a Natureza como forma de educar as crianças, os adolescentes e os jovens é uma característica do escutismo e um dos elementos fundamentais do método escutista. Pelo valor pedagógico que contém, como espaço privilegiado para o jogo escutista, como espaço de desenvolvimento de instintos, capacidades e da consciência crítica, como oportunidade de crescimento, como materialização, visível, da obra do Criador, interessa, por isso, retirar dele todo o benefício.

De facto, para um escuteiro, o contacto com a Natureza é condição imprescindível para um crescimento pessoal e coletivo. Neste sentido, é importante que a criança, o adolescente e o jovem cresçam sentindo-se parte integrante da Natureza.
Não podemos, obviamente, cingir o contacto com a Natureza ao acampamento educativo. Porém este é, por excelência, e desde as origens, uma atividade fundamental na missão educativa do Escutismo, pois permite pôr em evidência e ação, de uma forma única, todos os elementos pedagógicos constituintes do método escutista.

Há quem fale na rudeza do acampamento. Sim, o “pata-tenra” pode achá-lo rude e incómodo. Mas para um velho explorador não tem rudeza nenhuma, porque sabe olhar por si e conseguir comodidades. Se não tiver tenda, não se senta a tremer e a resmungar, mas desata a construir um abrigo ou uma cabana, em sítio onde não seja provável ficar inundado, em caso de grande aguaceiro. Depois acende uma fogueira e fabrica um enxergão fofo com fetos ou palha.

O explorador veterano é fértil em recursos e não há dificuldade ou privação que não remedeie.

Baden-Powell, em “Escutismo para Rapazes”

Finalidades da Insígnia

  • Reavivar, junto das crianças e jovens, o gosto pela técnica escutista, pela habilidade manual e pela vida na natureza;
  • Promover o acampamento educativo escutista, como espaço privilegiado para a aplicação do método;
  • Criar oportunidades educativas, na área da vida em campo, para validação dos Trilhos/Objetivos educativos.

A insígnia e como conquistá-la

A insígnia da vida em campo é composta por 10 áreas – Tendas e abrigos, Ferramentas, Socorrismo, Fogo, Pioneirismo, Costura e Encadernação, Cozinhar em campo, Natureza, Orientação e Energias limpas – e dividida em dois níveis – básico e avançado.


Para conquistar o nível básico da insígnia é necessário:

I secção – realizar 2 requisitos em cada área
II secção – realizar 3 requisitos em cada área
III secção – realizar 3 requisitos em cada área
IV secção – realizar 3 requisitos em cada área


Para alcançar o nível avançado da insígnia é necessário:

I secção – realizar 2 requisitos em cada área
II secção – realizar 3 requisitos em cada área
III secção – realizar 3 requisitos em cada área
IV secção – realizar 15 requisitos, aconselhando a realização de pelo menos 1 de cada área

Para o elemento conquistar o nível avançado, deverá ter realizado previamente o nível básico da insígnia.

Vida em Campo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.