“Esta matéria ainda não está completamente definida.”

Requisito

Ficar responsável pelo material, criar um esquema de arrumação.

Trilho(s) Educativo(s)​

Área: Caracter
Trilho: C3 – Aperfeiçoamento.

descrição técnica

Durante o período de 7 meses és o responsável pelo material do teu clã, e deves no final do acampamento proceder à limpeza, se necessário afiar, e arrumá-lo corretamente em local identificado. Deves criar um estaleiro prático e seguro para o teu grupo.

Sobre afiar:

Para afiares a machada, usa uma pedra de esmeril, em movimentos circulares, deslocando para a frente, seguindo o ângulo já existente na lâmina. Se a lâmina tiver bocas, tens de as tirar primeiro, usando uma lima, e só depois afias usando a pedra de esmeril.

Para afiares o formão começas por usar a parte da pedra que tem um grão maior (número menor), e depois passas para o lado da pedra que tem grão menor (número maior). Se quiseres que fique muito bem afiado, vais passando progressivamente para pedras com um grão cada vez menor.

Quanto às serras, distinção importante (podes ver melhor aqui, no minuto16): se são serras de madeira seca ou verde. As serras de madeira verde têm uma lâmina com dentes irregulares, as de madeira seca, têm dentes todos iguais.

Mais do que afiar estas serras, é importante que os dentes estejam abertos, porque assim a serra fará um corte mais largo, mas não ficará tantas vezes presa na madeira. Se em campo, precisares de o fazer, podes usar uma estaca de ferro (como as das tendas) ou um prego, e encaixas entre dois dentes e tentas torcer, de modo a ficar um para cada lado, repetindo esse movimento na lâmina toda. Só lembrar que para guardares a serra, ou quando não a estiveres a usar em campo, que protejas a lâmina com uma câmara-de-ar ou com um pedaço de mangueira.

Para afiares a tua enxada, deves apoiá-la sobre uma superfície, de modo a não oscilar enquanto trabalhas, e com uma lima afiar, deslizando ao longo da lâmina, mantendo sempre o ângulo. Antes de afiares, deves com uma espátula limpar a enxada de terra e outras sujidades e se tiver ferrugem, deves usar uma lã de aço ou lixa para a remover.

Para os trados e formões, deves limpá-los e se tiverem alguma amolgadela ou dente usa uma lima para as desfazer, por fim, lubrifica as partes metálicas passando com um pano com uns pingos de azeite.

Sobre limpar e lubrificar:

É importante que limpes e lubrifiques (com um óleo, não alimentar, podes usar azeite num pano, e passas nas partes metálicas das tuas ferramentas para evitar que os metais oxidem) as ferramentas para as conservares nas melhores condições, se as ferramentas estiverem sujas ou molhadas quando as guardares poderão degradar-se mais facilmente e enferrujarem.

Sobre o estaleiro:

O importante é que as tuas ferramentas estejam prontas a serem utilizadas, mas que estejam ‘arrumadas’ de forma segura, de modo a que mesmo durante a noite, ninguém se magoe caso não as veja: a machada cravada num cepo, ou num suporte próprio com a sua bainha, a enxada e a pá num suporte feito com varas…

No final das atividades deves lembrar-te de limpar as tuas ferramentas e aproveitar para afiar, se necessário, e lubrificá-las convenientemente, para não ganharem ferrugem.

Individual

  • Caderno de caça
  • Caneta ou lápis

Material

TRIBO

  • Ferramentas (machada, serrote, trado, formão, maço…)
  • Baú
  • Madeiras para o estaleiro

Dirigentes

  • Caneta.
  • Folha de registo.
  • Máquina fotográfica.

Observações

Podes consultar o livro “Ideias para a Patrulha” e o ‘’Mini Manual de Técnica Escutista’’ da Editora Colecção Hipopótamo. Os livros estão disponíveis em todos os DMF’s do CNE e também no DMF On-line.

Vida em Campo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.