“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Saber usar em segurança todas as ferramentas manuais da Tribo/Clã e criar um esquema de arrumação.
Trilho(s) Educativo(s)
Área: Caracter
Trilho: C3 – Aperfeiçoamento.
descrição técnica
Mostra que sabes usar em segurança todas as ferramentas manuais que existem no albergue, (serrote, machada, trado, formão, maço, enxada, pá…). Queremos também que cries um esquema prático e seguro de arrumação para a Sede, baú (da tua tribo/clã) e acampamento.
Faca de mato – Existem muitas formas de passar a faca de mato, o importante é certificares-te que ninguém se corta, nem quem passa, nem quem recebe a faca de mato. Habitualmente, passamos a faca de mato com o cabo voltado para a pessoa a quem a vamos entregar, tendo o cuidado de deixar sempre os dedos fora do alcance da lâmina, quer para quem entrega, quer para quem recebe.
Para além disso, quando quiseres cortar um pau, deves certificar-te de que cortas sempre no sentido contrário ao do teu corpo, para não correres o risco de a faca vir contra o teu corpo.
Outra ressalva, não deixar a faca de mato ao acaso no chão, quando não estiveres a usá-la, mesmo que te pareça seguro ou por pouco tempo, nem tampouco espetá-la numa árvore viva, na terra, ou num cepo (neste caso, apenas e só se não tiveres ninguém por perto, e por poucos instantes).
Machada – Quanto à machada, quando a passas, deves segurar na parte metálica da machada junto ao olhal, para que quem a recebe, possa colocar a sua mão logo no cabo, tendo o cuidado de apontar a lâmina para uma posição onde não esteja nenhuma parte do teu corpo nem da pessoa a quem vais passar a machada.

Assim como a faca de mato, a machada, e qualquer outra ferramenta cortante, não deve ser deixada no chão, nem espetada numa árvore viva. Deves guardá-la, sempre que não esteja a ser usada, na sua bainha de proteção, cravada num cepo ou num suporte próprio montado no campo. Se cravares num cepo, deve estar paralela ao cepo, e apenas deves espetar o bico da lâmina.
Quando trabalhares com a machada, deves ter sempre em atenção não te encontrares na continuação do movimento de corte, isto é, garante que não tens nem o tronco, nem as pernas na área em que a lâmina virá, caso falhes o corte ou a machada faça ricochete. Lembra-te dos mesmos cuidados, se tiveres de segurar com a mão o que estás a cortar.
Deves pegar na machada, mais perto da ponta do cabo, aí terás o máximo de eficácia da força que aplicas no corte, e farás menos esforço. Habitualmente, não pegamos junto à parte metálica, mas se precisares fazer um corte mais minucioso, numa peça mais pequena (por exemplo, se quiseres fazer a tua colher de pau), vai-te dar mais jeito pegar junto à lâmina.
Para transportar a machada, deves fazê-lo pela parte metálica e nunca pelo cabo. Se for um machado grande deves transportá-lo ao ombro, sempre com o fio da lâmina virado para fora.
Serrote/serra – A serra deve ser segurada com a mão o mais perto possível da lâmina, como se a mão fosse o prolongamento da lâmina. Mais uma vez, deves certificar-te que o teu corpo está fora do alcance da lâmina e da zona de corte. Se estiveres a cortar com uma serra em arco, a tua mão deve passar por dentro da serra e segurar o ramo que estás a cortar do lado oposto (ver vídeo – min 5).
Enxada – Antes de manuseares a enxada deves certificar-te de que não tens ninguém por perto, especialmente atrás e à frente.
Maço – Deves, aqui também, salvaguardar-te de que não tens ninguém atrás e à frente, verificando antes de usar, se o maço está nas melhores condições e se não há risco de se despegar do cabo.
Trado e formão – Atenção a manuseares, evita as partes afiadas para não te cortares.
De um modo geral, para estas e para qualquer ferramenta, o que importa é que uses sempre o bom senso e que evites perigos desnecessários, mantendo uma atitude atenta a cada movimento que geras.
Quanto ao esquema de arrumação, há várias coisas que deves ter em consideração:
Dentro do baú, as ferramentas devem estar separadas dos utensílios de cozinha;
Podes criar separações dentro do baú para não ficar tudo misturado, para ser de mais fácil acesso, e/ou para conseguires colocar lá mais coisas.
Individual
- Caneta ou lápis
- Caderno de caça
Material
TRIBO
- Ferramentas (machada, serrote, trado, formão, maço…)
- Baú
Dirigentes
- Caneta.
- Folha de registo.
- Máquina fotográfica.
Observações
Podes consultar o livro “Ideias para a Patrulha” e o ‘’Mini Manual de Técnica Escutista’’ da Editora Colecção Hipopótamo. Os livros estão disponíveis em todos os DMF’s do CNE e também no DMF On-line.