“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Construir um espeto e grelhar carne de 2 formas diferentes.
Trilho(s) Educativo(s)
Autonomia;
Responsabilidade;
Procura de conhecimento;
Resolução de problemas.
descrição técnica
Constrói um espeto tendo em atenção as informações que te deixamos a seguir, e usa-o para grelhar carne de 2 formas diferentes RECEITA OU FORMA DE GRELHAR/USAR OS ESPETOS.
Quando se trata de fazer espetos para cozinhares os teus alimentos, deves recorrer a madeira verde – para não arder – e eles devem ser direitos e pouco flexíveis – para não vergarem com o peso dos alimentos. Tradicionalmente, o melhor será o pau de loureiro, mas também podes usar faia, carvalho, castanheiro, vidoeiro e árvores de fruto (cerejeira, amendoeira, macieira, pereira, etc).
Atenção: não usar loureiro-rosa/oleandro, que dá umas flores rosa – e é um veneno mortal. (procurar saber identificar árvores tóxicas para que se evite usar paus dessas árvores.)
Tenta fazer uma mistura de ingredientes no espeto, usando carnes de porco, frango, peru, vaca, chouriços, linguiça, etc, mas usando também cebola e pimentos.
Será útil preparar os paus, alguns convém descascar primeiro, passar um pouco pela chama para secar a seiva que aparece à superfície da madeira. Dá igualmente jeito preparar bem os suportes para os espetos junto às brasas. As brasas podem ser preparadas com uma boa fogueira de ramos secos, e depois espalhadas numa zona contida e abrigada de vento. Para pousar os espetos de forma a que as carnes não fiquem pousadas diretamente na brasa, deves preparar umas 4 estacas com uma bifurcada na ponta de cima, que servirá para suportar uma varola grossa de cada lado do braseiro, para que depois possas pousar nessa varola os paus das espetadas. Controla a altura das estacas e da varola, para que depois a carne das espetadas consiga ficar distanciada das brasas entre 2 a 5 centímetros (consoante o calor que esteja nas brasas). Em alternativa às estacas e varolas, podes usar troncos mais grossos ou mesmo pedras se for o material que estiver mais a jeito. 😉
Ou ainda, se tiverem mais tempo para investir nesta atividade, poderás usar um espeto na vertical e fazer uma espetada grossa para ir cozendo lentamente, e à medida que a parte de fora da espetada for ficando cozinhada vais retirando e cortando as taliscas que estão mais expostas ao calor, e por isso, prontas a comer, e depois disso, voltam a cocar o espeto nas brasas.
Individual
- Caderno de caça;
- Lápis.
Material
EQUIPA
- Espetos de madeira verde;
- Carne para a equipa e restantes ingredientes.
Dirigentes
- Caneta
- Folha de registo