“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Saber afiar a machada, o formão, e o serrote, limpá-los e lubrificá-los.
Trilho(s) Educativo(s)
Autonomia
– C3 – Sou capaz de idealizar, escolher e executar atividades e projetos.
descrição técnica
Com a supervisão do chefe, afia a machada, o formão e o serrote e limpa-os, lubrifica e arruma em segurança no baú, para estarem prontos a ser usados nas vossas futuras atividades.
Para afiares a machada, usa uma pedra de esmeril, em movimentos circulares, deslocando para a frente, seguindo o ângulo já existente na lâmina. Se a lâmina tiver bocas, tens de as tirar primeiro, usando uma lima, e só depois afias usando a pedra de esmeril.
Para afiares o formão começas por usar a parte da pedra que tem um grão mais grosso (número menor), e depois passas para o lado da pedra que tem grão menor (número maior). Se quiseres que fique muito bem afiado, vais passando progressivamente para pedras com um grão cada vez mais fino.

Quanto às serras, distinção importante (podes ver melhor aqui, no minuto 16): se são serras de madeira seca ou verde. As serras de madeira verde têm uma lâmina com dentes todos iguais, as de madeira seca, têm dentes irregulares.


Mais do que afiar estas serras, é importante que os dentes estejam abertos, porque assim a serra fará um corte mais largo, mas não ficará tantas vezes presa na madeira. Se em campo, precisares de o fazer, podes usar uma estaca de ferro (como as das tendas) ou um prego, e encaixas entre dois dentes e tentas torcer, de modo a ficar um para cada lado, repetindo esse movimento na lâmina toda. Só lembrar que para guardares a serra, ou quando não a estiveres a usar em campo, que protejas a lâmina com uma câmara-de-ar ou com um pedaço de mangueira.
É importante que limpes e lubrifiques (com um óleo, não alimentar e um pequeno pano para espalhar bem o óleo) as ferramentas para as conservares nas melhores condições. Se as ferramentas estiverem sujas ou molhadas quando as guardares poderão degradar-se mais facilmente, oxidando que é o mesmo que enferrujar e isso estraga o ferro, o gume e todo o trabalho de aperfeiçoamento da lâmina que tu estiveste a fazer até aqui.
Individual
- Luvas de trabalho
Material
Patrulha
- Lima
- Pedra de afiar
- Lima triangular
- Machada
- Formão
- Serrote
- Óleo
- Pano
Dirigentes
- Caneta.
- Folha de registo.
- Máquina fotográfica.
Observações
- Vais estar a trabalhar com ferramentas de corte. Depois de afiadas ainda vão ficar mais cortantes. Toma cuidado, usa luvas para proteger as tuas mãos, e zela também pela segurança de quem estiver à tua volta.
Anexo(s)
- Como afiar a Faca e a Machada – a partir do min 11.