“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Ajudar a fazer a separação de resíduos domésticos nas atividades ou na sede
Trilho(s) Educativo(s)
Trilho: Procuro soluções quando identifico problemas.
descrição técnica
Nas atividades de Campo ou na Sede, saber qual o contentor certo para depositar os diferentes resíduos, e ser o elemento que trata de levar ao contentor correto todo o lixo que encontrar. Podes ainda ser o Lobito que esclarece os outros Lobitos enquanto eles ainda tiverem dúvidas.
Deves ter em conta ainda o seguinte:
O que são os 5 R´s da Sustentabilidade?
1º R – Reduzir: Produzir menos lixo deve ser o nosso primeiro objetivo. Reduzir é prevenir os resíduos antes de serem criados. Deste modo reduzes o desperdício e evitas a produção: menos lixo para reciclar e tratar. Pequenos gestos como preferir embalagens grandes em vez de muitas embalagens pequenas, usar o papel dos dois lados em vez de comprar mais e mais papel, usar os sacos mais do que uma vez…ajudam a reduzir a quantidade de lixo que produzimos.
2º R – Reutilizar: É voltar a usar os produtos antes de os deitar fora. Alguns produtos encontram-se em embalagens reutilizáveis, no entanto, existem outros em que a imaginação ajuda a potenciar uma nova ou mais duradoura utilização. Estás a reutilizar quando utilizas os frascos de vidro de iogurte para por os teus lápis e canetas.
3º R – Reciclar: É transformar em algo novo aquilo que não pode ser reduzido nem reutilizado. Ao reciclar os materiais entram de novo no ciclo de produção diminuindo a quantidade de resíduos a depositar no aterro e poupando recursos naturais e energéticos.
4º R – Repensar: Pensar se realmente necessitas do produto, antes de o adquirir. Depois de já não teres mais utilidade para aquele produto, coloca-o no respetivo ecoponto.
Adquire produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada.
5º R – Recusar: Adquirir somente produtos que não provoquem danos no meio ambiente.
Evitar a utilização excessiva de sacos plásticos. Tem sempre um saco de pano para transportar as tuas compras quando te deslocas ao supermercado.
Ajudar na recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), lâmpadas, pilhas e baterias (RP&A) em fim de vida – (Electrão e ERP Portugal).
Ajudar num projeto de recolha e reciclagem de rolhas (Greencork – CNE e Quercus).
Ajudar num projeto de recolha de tampinhas de plástico (Responsabilidade Social).
Individual
- Caderno de Caça
Material
Bando
- Sacos de Lixo ou contentores com as cores: AMARELO; VERDE; AZUL
- Caneta.
- Folha de registo.
Dirigentes
- Máquina fotográfica.
- Pinças para apanhar lixo (ABAE-loja)
- Caixas/Baldes de separação ou ecopontos (5 cores)
- Resíduos ou cartões com imagens dos resíduos
Observações
As entidades que operam na gestão de resíduos possuem uma equipa de educação ambiental que pode ajudar neste requisito.
Anexo(s)
- Jogo da Reciclagem
- O Polígrafo da Reciclagem
- Jogo de Memória
- Jogo do “Quantos Queres” para construir e Jogar