“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Ajudar a realizar uma atividade de sensibilização para o problema do plástico descartado nos oceanos (micropláticos)
Trilho(s) Educativo(s)
Área: Caracter
Área: Intelectual
Trilho: Procuro soluções quando identifico problemas.
Trilho: Assumo as minhas escolhas.
Trilho: Procuro soluções quando identifico problemas.
descrição técnica
- Sensibilizar para a problemática dos resíduos nos rios e mares – principalmente o plástico descartável – e os impactos da duração da degradação dos mesmos.
- Promover comportamentos e consumos sustentáveis em oposição ao consumo desenfreado e a falta de cuidado humano, que tem levado a que o mar esteja pejado de todo o tipo de resíduos.
- Sensibilizar para o impacto que são os microplásticos, de onde vêm e como podem acabar na cadeia alimentar (pesca) e como podem ser divididos.
Jogo “Tempo dos Resíduos no Mar”- https://ecoescolas.abae.pt/recursos/jogos-eco-escolas/tempo-de-residuos-no-mar/
Jogo “A Pegada do Lixo Marinho” – https://bandeiraazul.abae.pt/recursos/jogos/a-pegada-do-lixo-marinho/
Individual
- Camisa ou calções.
- Botão.
- Linha e agulha.
- Dedal.
- Alfinete. (Opcional).
Material
Bando
- Jogo “Tempo dos Resíduos no Mar”
- Jogo “A Pegada do Lixo Marinho”
- Caneta.
- Folha de registo.
Dirigentes
- Criar um animal marinho a partir de resíduos plásticos inspirado na exposição “ZOOPLÁSTICOS – Todos os microplásticos que de certa forma nos fazem lembrar animais marinhos” (Filipa Bessa MARE –
- Máquina fotográfica.
Observações
- As entidades que operam na gestão de resíduos possuem uma equipa de educação ambiental que pode ajudar neste requisito.
Anexo(s)
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.