“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Conhecer as diversas cores utilizadas e entrega de materiais na reciclagem
Trilho(s) Educativo(s)
Trilho: Procuro soluções quando identifico problemas.
descrição técnica
As cores da reciclagem de resíduos (lixo) AMARELO – AZUL – VERDE – VERMELHO – CASTANHO – CINZENTO
Embalão (amarelo) – Papelão (azul) – Vidrão (verde)
Não colocar nesta separação: vísceras, couros e similares; leite, natas e iogurtes; conchas e cascas de marisco; beatas de cigarros; caroços; farinhas e produtos em pó; dejetos de animais; frutos de casca rija (incluindo coco); lamas; líquidos e semilíquidos; e produtos embalados.
Economizar energia. Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir de matérias-primas virgens;
Poupar matérias-primas. Ao reduzir a quantidade de matérias primas extraídas, como a madeira, petróleo ou minérios, estamos a poupar os recursos naturais do planeta;
- Esvaziar bem as embalagens, para não contaminar o material já depositado;
- Espalmar as embalagens, por forma a diminuir o espaço que ocupam no contentor;
- Colocar as embalagens uma a uma nos ecopontos, não em sacos fechados, para facilitar a separação na Estação de Triagem.
– Realidade: Não é necessário lavar embalagens antes de as depositar nos ecopontos para não desperdiçar água. Basta escorrê-las, espalmá-las e colocá-las no ecoponto correspondente.
Individual
- Caderno de Caça.
Material
Bando
- Caneta.
Dirigentes
- Máquina fotográfica.
- Folha de registo.
Observações
- Para a recolha seletiva e para o serviço dos ecopontos amarelo, verde e azul o consumidor paga quando compra, porque já vem o ecovalor incluído no preço. Na fatura da água paga-se a gestão dos indiferenciados do contentor cinzento.
- As entidades que operam na gestão de resíduos possuem uma equipa de educação ambiental que pode ajudar neste requisito.