“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Saber construir um relógio de Sol e identificar a relação da sombra com as horas
Trilho(s) Educativo(s)
Trilho: Procuro soluções quando identifico problemas.
descrição técnica
“Caçar” a sombra do Meio-dia Solar
É possível determinar a hora do meio-dia solar usando apenas a sombra de um pau. Para isso, perto do meio-dia do teu relógio, coloca um pau na vertical e vai marcando com um giz a extremidade da sombra do pau e anota a hora. A hora em que a sombra é menor é a hora do meio-dia solar. Por outro lado, a direção da sombra do Sol ao meio-dia indica precisamente a direção do Norte geográfico.
Assim, podes realizar a tua experiência alinhando o relógio de Sol pela sombra, não sendo necessário recorrer à bússola. Podes, por exemplo, determinar a direção do eixo Norte-Sul num dia e medir a latitude no dia seguinte.
Construir um Relógio de Sol
O modelo de Relógio de Sol poderá ser portátil ou fixo – neste caso localizado na própria Sede, servindo para a sua construção as paredes, chão, pátio, janela, etc. e não tem limitações de dimensões. São sugestões para aproveitar o espaço “ao Sol” para pôr a funcionar um relógio que trabalha com sombras.
O modelo de Relógio de Sol não poderá utilizar qualquer dispositivo electrónico ou qualquer fonte de energia eléctrica, ou baseada na queima de combustíveis fósseis. Os materiais e acessórios a utilizar na concepção e construção do modelo devem ser reciclados, reutilizáveis, ecológicos e correntes.
Individual
- Cartão
- Tesoura
- X-ato
- Marcadores, lápis de cera, lápis de cor
- Cola
- Fita cola
- Régua
- Transferidor
Material
BANDO
- Tesoura
- X-ato
- Marcadores, lápis de cera, lápis de cor
- Cola
- Fita cola
- Régua
- Transferidor
Dirigentes
- Máquina fotográfica.
- Supervisionar a seleção de materiais e acessórios a utilizar no modelo, com critérios de reciclagem, reutilização , ecologia, económicos e de uso corrente.
- Supervisionar a construção do modelo na Sede, em função da integração, escala e materiais na estrutura.
Observações
- Concurso entre Bandos de construção dum Relógio de Sol
- O modelo de Relógio de Sol pode dar origem a um concuro entre Bandos e permitir que sejam avaliados por um painel de jurados – Pais, Dirigentes, Técnicos . A avaliação do desempenho do modelo de Relógio de Sol deverá ter em consideração os seguintes requisitos:
- a) precisão do modelo, fazendo corresponder a hora solar marcada com a hora legal, em diferentes instantes ao longo do dia;
- b) criatividade do modelo, através da seleção de materiais e acessórios recicláveis e ecológicos, das soluções técnicas adoptadas, na utilização e segurança para o utilizador;
- c) estética do modelo, através da concepção final, escala adoptada, no formato, nas cores utilizadas, na integração no espaço da Sede (caso se aplique), na representação dos elementos construtivos, no grafismo utilizado, bem como na relação forma/funcionalidade;
- Com este modelo pretende-se motivar lobitos e Aquelás para a problemática ambiental relacionada com a prática em atividades escutistas, na sede, for da sede e em acampamento de Alcateia, da utilização indiscriminada de combustíveis fósseis e consequente aumento de emissões de gases de efeito-de-estufa, como o dióxido de carbono.
- Através do envolvimento em actividades de criação de modelos cujos princípios e mecanismos dependem da utilização da energia solar, os Bandos são convidados a explorar as alternativas existentes no uso de energias renováveis na Vida em Campo .