“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Experimentar uma solução em Campo para a Patrulha ter iluminação sem consumo de gás
Trilho(s) Educativo(s)
Trilho: Procuro soluções quando identifico problemas.
descrição técnica
Conceito de energia e de energia renovável – solar, eólica, geotérmica, etc. – e não renovável – fóssil e nuclear.
Factos das Energias Renováveis
- 1 – As energias renováveis são fontes de energia inesgotável e não poluentes, fornecidas pelo Sol, pelo vento, pelo calor da Terra, pelas quedas de água, pelos oceanos ou ainda pelo crescimento das plantas.
- 2 – Apresentam em comum o facto de serem utilizadas em tecnologias de produção de energia eléctrica, térmica ou mecânica, sem consumirem os recursos, por comparação com as energias de origem fóssil ou nuclear.
- 3 – As tecnologias de exploração e de utilização de energias renováveis, produzem pouco ou muito pouco resíduos e poluição ambiental.
- 4 – A utilização destas fontes de energia permite explorar recursos energéticos locais, criar novas oportunidades de emprego, reduzir a dependência dos mercados externos e contribuir diretamente como medida de mitigação das alterações climáticas.
A) Fazer uma pesquisa sobre como se utiliza ou utilizava o equipamento de iluminação individual a gás ou a petróleo, através de perguntas (chefes, pais, avós ou outros), de recolha de fotos ou catálogos, porque se trata (ou tratava) de uma utilização com grande impacto ambiental, segurança na utilização e transporte. E apresentar num relatório a combinar, com fotos, a pesquisa realizada e as conclusões obtidas.
B) Fazer uma pesquisa sobre como se pode utilizar um equipamento de iluminação individual a eletricidade – com pilhas ou acumulador – abordando as questões de impacto no ambiente (ex: resíduos), segurança na utilização e transporte. E apresentar num relatório a combinar, com fotos, a pesquisa realizada e as conclusões obtidas.
Vídeo com exemplo de como construir um equipamento de iluminação a manivela.
Kit de iluminação a energia solar para camping à venda.
Individual
- Kit de iluminação a energia solar ou outra energia renovável.
Material
Patrulha
- Caneta.
- Folha de registo.
Dirigentes
- Máquina fotográfica.
Observações
Aproveitar uma efeméride do calendário – Dia da Terra, Dia do Sol, Dia da Energia, etc. – para apresentar no Agrupamento uma pequena exposição sobre as energias renováveis, mostrando, aplicações, fotos, notícias, as suas aplicações no local onde vivem, com exposição dos diversos trabalhos individuais dos elementos da Patrulha.
A informação sobre as fontes de energias renováveis e as formas de conversão em tecnologias de produção, existem em muitas websites, em diversas línguas. Contudo, o excesso de informação e de pouco conhecimento aplicado, tem gerado informação muito duvidosa e pouco esclarecedora sobre a avaliação do recurso renovável de energia, assim como os conceitos, aplicações, vantagens e inconvenientes das suas tecnologias.
A energia solar é uma energia renovável, variável, dispersa e de baixa intensidade. A sua natureza contribui para a produção descentralizada, autónoma, sustentável e limpa em sintonia com o futuro paradigma da produção energética no contexto da transição energética em plena ação climática.
PADRE HIMALAYA : Manoel António Gomes, que ficou para a posterioridade conhecido como Padre Himalaya, nasceu em 1868 em Cendufe, concelho de Arcos de Valdevez. Cientista autodidata e padre, o seu interesse pela Ciência e, particularmente, pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Sustentável, levaram-no, ao longo da vida, em viagens constantes em busca de conhecimentos que permitiram desenvolvimentos tecnológicos assinaláveis no campo da conversão da energia solar em alta temperatura, como foi o Forno Solar de Sórede (1900) e o Pirelióforo em Saint Louis EUA (1904).
Anexo(s)
- Vídeo com experiência de construção de Painel Solar Caseiro.
- Vídeo com montagem de de um sistema de Carregar do Telemóvel com Energia Solar.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.