“Esta matéria ainda não está completamente definida.”
Requisito
Observar e indicar três aves vivas (não domésticas), três árvores e três outros seres vivos.
Trilho(s) Educativo(s)
descrição técnica
Em campo, observa e nomeia corretamente três aves vivas que não sejam domésticas, três árvores e três outros seres vivos à tua escolha (podem ser mamíferos não domésticos, répteis, anfíbios, insetos, cogumelos, plantas herbáceas, entre outros). Faz o registo das observações com a ajuda de um dirigente, se necessário. O registo pode ser fotográfico; se preferires podes também fazer um desenho do que observaste. Indica pelo menos uma característica que diferencia cada ser vivo que escolheste dos restantes.
Para além de aves e árvores, que podem ser consultados em guias de campo de espécies existentes em Portugal, sugerem-se outros grupos de seres vivos de fácil observação em campo, tais como os insetos, répteis, anfíbios ou plantas herbáceas.
Quanto a árvores pode ser consultado, por exemplo, este documento do ICNF, sobre árvores autóctones, ou seja, árvores de Portugal.
Quanto a aves podes consultar o site Aves de Portugal, que tem inclusive as vocalizações (sons) de cada espécie; Podes também consultar este documento com a descrição simples de algumas espécies de aves da nossa fauna: “Guia de Aves em PDF”.
Para insetos, se tiveres dificuldades, recomendamos que explores o livro, ou até o jogo de tabuleiro “Insetos em Ordem”.
Aqui neste link podes ver 5 espécies de répteis e anfíbios existentes em Portugal.
Ter atenção que nem todas as espécies existem ao longo de todo o território português, e que os animais selvagens gostam de silêncio e poucas perturbações, logo para os encontrarmos devemos estar silenciosos e atentos.
Devem anexar-se aos registos de observações feitas pelos/as lobitos/as fotografias atestando as espécies observadas ou um desenho feito pelos mesmos sobre os seres vivos observados. Em ambos os casos os nomes comuns das espécies devem estar corretamente indicados pelos/as lobitos/as. A folha de registo deve ser redigida pelo dirigente responsável, indicando em forma de relatório simplificado o dia, hora, local, nome do(s) elemento(s) envolvidos e das espécies observadas por cada elemento, colocando em anexo as provas dessas observações, sejam fotos sejam desenhos. Chamamos a atenção para as regras de uso de imagem com crianças preconizadas no Escutismo Movimento Seguro.
Individual
- Binóculos
- Lupa de mão
- Máquina fotográfica (optativo)
- Papel e Lápis
Material
BANDO
- Máquina fotográfica (optativo)
Dirigentes
- Caneta.
- Folha de registo.
- Máquina fotográfica.