“Esta matéria ainda não está completamente definida.”

Requisito

Semear uma semente ou bolbo e ser responsável pelo seu cuidado.

Trilho(s) Educativo(s)​

descrição técnica

As plantas são muito importantes para o nosso planeta, são uma grande fonte de alimento e dão-nos o ar puro que todos respiramos. É por causa delas que cheira sempre tão bem nos jardins, florestas e matas.

Por serem tão importantes, desafiamos-te a plantar e a cuidares de uma planta à tua escolha. O sucesso da plantação vai depender de vários fatores, tais como a terra que escolheres, o local onde colocas a planta e o cuidado que lhe prestas. 

A primeira coisa a fazeres é escolher o que queres plantar. Há várias plantas e árvores que se podem ter em casa e a forma como as vais plantar depende da escolha que fizeres.

Na escolha da terra podes optar pelo substrato universal, que é adequada para a maioria dos cultivos, tanto em interior como em exterior, seja para cultivos hortícolas e ornamentais. A terra para plantar deve conter uma grande quantidade de nutrientes de modo a que as plantas estejam bem alimentadas, não deve ser excessivamente compacta para as raízes se expandirem, deve reter a humidade enquanto deixa circular os excessos de água para o fundo, e, acima de tudo, deve ser adequada a cada tipo de planta. 

Deves colocar o vaso num local onde a planta consiga apanhar sol, que é essencial ao seu crescimento. Há plantas que gostam de apanhar mais sol, outras que gostam de ter menos exposição, logo quando estiveres a escolher o bolbo ou semente que irás plantar tens que investigar se essa planta prefere mais ou menos sol, e assim adequar o local da casa onde a colocarás.

Tal como a quantidade de sol, a quantidade de água para regar as plantas também varia de planta para planta. Uma planta feliz tem a terra húmida mas não molhada. Assim, para saber quando deves regar, introduz um dedo no substrato para sentires se está seco ou húmido. Se estiver seco, deves regar. 

O vaso onde vais colocar a semente/bolbo tem que ter drenagem, ou seja, buracos no fundo do vaso para permitir que a água passe e que as raízes da planta não apodreçam. 

Se tiveres animais de estimação, deves saber que há algumas plantas que são tóxicas aos animais, pelo que te deves informar sobre que plantas podem estar em contacto com o teu animal. Podes sempre optar por deixar a planta num local onde o animal não tenha acesso.

De forma a não te esqueceres qual a planta deverás também colocar uma identificação com o seu nome junto do local onde a plantaste.  

Não te esqueças que as plantas são seres vivos muito importantes, por isso tens que ser muito responsável e nunca as deixares sem água.

Individual

  • Vasos ou área com terra (exemplo: jardim, canteiro, etc.)
  • Sementes ou bolbo de uma planta
  • Regador
  • Placa de identificação

Material

BANDO

Dirigentes

Observações

Vida em Campo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.